11 de jan. de 2012

Após operação da PM, moradores voltam para as ruas de Goiânia

Os recolhidos durante a operação Salus da Polícia Militar (PM) voltaram para as ruas de Goiânia. A operação recolheu 140 moradores de rua, mas apenas seis foram abrigados na Casa de Acolhida Cidadã. O motivo de devolvê-los foi por não haver lugar para abrigá-los.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) alega que antes de abrigar os moradores de rua é preciso que eles aceitem ir para os abrigos: “Nós não podemos simplesmente recolher essas pessoas e levá-los e preciso que essas pessoas aceitem. O acolhimento tem que ser espontâneo”, explica Célia Valadão. A equipe da TV Anhanguera tentou entrar na...
Casa de Acolhida, mas não foi autorizada. Membros do Conselho Tutelar e a sociedade civil criticaram a ação da polícia que, segundo eles, não obteve resultados: “Isso não serve de nada, infelizmente. A população retorna para as ruas. Foi apenas um incômodo para eles, que foram retirados, exibidos, humilhados e retornaram da mesma forma”, afirma o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eduardo Mota.
Operação Salus
A operação foi realizada na manhã de terça-feira (10) e retirou aproximadamente 141 pessoas das ruas do centro de Goiânia. As pessoas são moradores de rua ou usuários de droga e foram levados para o Centro de Triagem da PM para serem cadastrados e identificados. Desse total, três são foragidos da Justiça que foram recapturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário